Por que fugir da cobrança tradicional?

O atendimento tradicional dos call centers de cobrança tem sido questionado ao decorrer dos anos. Isso porque geram fricção com seus devedores, tornando o recebimento ainda mais inacessível, causando desconforto tanto para o devedor quanto para a empresa que contratou o serviço. Quando se trata do mercado educacional, esses conflitos podem prejudicar ainda mais a relação com o aluno e a carteira de clientes já existentes. Irritar clientes e devedores desmotiva o pagamento da dívida.

Com o excesso de desgastes e atritos que foram gerados por esse processo, algumas empresas inovaram suas metodologias, buscando reformular essa experiência na intenção de ter uma interação mais empática e assim, mais eficiente na recuperação de crédito.  Diminuir a inadimplência e ajudar na estabilidade do caixa é necessário para qualquer instituição.

Por maior que seja o problema da inadimplência, não precisa marcar o fim do relacionamento com o cliente. Com uma cobrança empática e humanizada, além de recuperar o crédito, mantém o cliente com fidelidade e respeito!

 

COBRANÇA TRADICIONAL VS COBRANÇA HUMANIZADA

A aproximação entre clientes e Instituições é fundamental para a empresa.  A cobrança humanizada pode ajudar sua relação com os estudantes e diminuir a inadimplência com métodos humanizados e personalizados para cada público, sempre buscando o melhor para ambas as partes, fugindo das técnicas agressivas e insistentes que a cobrança tradicional ainda usa.

Algumas estratégias usadas em uma recuperação de crédito humanizada são:

  • Sem script robóticos e agressivo. Entender o devedor com a escuta empática e educada o incentiva a realizar o pagamento da dívida;
  • Atendimento personalizado de acordo com suas características, buscando mais aproximação com o cliente.
  • Oferece diversas formas de resolver as inadimplências, com formas de pagamento acessíveis e propostas diferenciadas.
  • Busca resolver a inadimplência de acordo com as necessidades atuais do devedor, sem forçá-lo com ameaças que geram atritos maiores entre as partes envolvidas.

 

Qual a diferença entre os dois tipos de cobrança:

Tradicional Humanizada
Aluno apenas como número Aluno como parceiro da instituição
Cobra com agressividade sem qualquer tipo de escuta. Procura saber quais os fatores que ocorreram para não ter efetuado o pagamento
Não oferece flexibilização Tem flexibilização na negociação
Ameaça com cobrança judicial Permanece em contato para ofertas especiais
Atendimento robótico Atendimento Personalizado
Comunicação evasiva Comunicação amigável