Como escolher a melhor empresa de recuperação de crédito?

Sua empresa costuma ter problemas com acordos, contratos inadimplentes e mensalidades? De acordo com a Serasa Experian, o ano de 2021 já acumula 1,62 milhão de pessoas que deixaram de pagar suas dívidas e acabaram sendo negativadas. Em vista disso, as empresas precisam buscar recursos para que não haja um descontrole sobre o caixa da empresa, e acabam por optar por terceirizar seu processo de recuperação de crédito, porém, nem toda empresa de cobrança convém a uma IES. Aqui são alguns fatores que você deve analisar para a escolha de uma empresa de cobrança eficaz:

  1. Domínio sobre o assunto;
    Muitas vezes empresas de cobranças usam o modelo tradicional e robótico, com ligações frias, que acabam por afastar os devedores e até clientes, dificultando ainda mais tanto a recuperação quanto a carteira de clientes, onde o ressarcimento é pouco eficaz. Uma empresa de recuperação de crédito precisa ter especialidade no assunto e desenvolver estratégias que sejam eficazes específicas para o seu público.
  2. Experiência em se relacionar com o devedor;
    Empresas de cobrança com os métodos tradicionais podem ser antipáticas com seus devedores, usando de ameaças e perturbações na tentativa de recuperar o crédito. É sempre bom lembrar que todo devedor, um dia, foi cliente. Ter uma boa relação com eles é essencial para que a empresa se desenvolva bem e que os outros tenham uma boa imagem sobre a instituição, com um atendimento especial e acessível para o seu público.
  3. Deve oferecer relatórios e métricas acessíveis;
    Analisar os dados e acompanhar a evolução da empresa junto a empresa é essencial para entender o processo e se, de fato, está sendo eficaz. Por isso, a cobradora precisa oferecer documentos já elaborados para a apresentação dessa análise dos resultados, onde conseguem ter um fácil acesso a esses dados para o melhor entendimento dos trabalhos feitos.
  4. Flexibilização nas formas de pagamento;
    Lembre-se: São as empresas que se adequam aos seus clientes, e não o contrário. Por isso, é de grande importância que a empresa destinada à recuperação de crédito tenha formas para atender a necessidade de todos, facilitando ainda mais a negociação com seus alunos, como pix, cartão e boleto. A negociação deve ser feita na condição que o devedor atende.

Ao seguir dicas como essas, sua Instituição pode reduzir cada vez mais a inadimplência, aproximando os alunos e possíveis clientes, aumentando ainda mais o caixa da empresa com maior efetividade e organização!