Como ajudar na adaptação dos alunos nas aulas presenciais

Após mais de um ano em período de pandemia, estamos sujeitos a mais uma adaptação drástica na rotina: a tão esperada volta às aulas presenciais.

Em todos os setores, mudanças de rotina podem ser difíceis, mas ao falarmos do setor educacional isso pode ser um fator agravante para a evasão dos alunos.  Mudanças de rotinas podem causar irritação ou estranhamento por saírem da zona de conforto e tentar algo novo. Sem a adaptação correta, esse processo pode ser muito frustrante tanto para alunos quanto para os profissionais, prejudicando as IES.

Pensando nos seus alunos, separamos algumas dicas para se preparar para essa nova etapa:

  1. Avalie os resultados do Ensino a Distância;
    Busque os fatores que contribuíram ou dificultaram o ensino a distância. Mapear e entender esses pontos pode ajustar a melhorá-los com a volta do presencial. As situações mais difíceis trazem as lições mais importantes.
  2. Desenvolva atividades mais interativas;
    A interação com os demais pode ajudar a desenvolver as relações de proximidade dos alunos com as IES. Para o período de adaptação, é de grande importância a maior interação dos alunos para manter o engajamento e o alunos de forma ativa e efetiva. Aqui algumas estratégias para atividades mais interativas: (link do blog com o post sobre como aumentar o engajamento do aluno) 
  3. Demonstre segurança;
    Um dos maiores problemas que foram desenvolvidos durante a pandemia foi o constante medo de contrair o vírus com atividades que eram rotineiras antes da pandemia. Por isso, para que esse sentimento possa diminuir, mostre um ambiente seguro para as atividades, reforçando o uso de álcool em gel acessível, máscaras e indicadores de distanciamento social.
  4. Adaptação é um processo;
    Facilitar esse momento como se utilizando das dicas acima pode ajudar a incentivar essa situação de forma mais tranquila, porém, a adaptação é um processo natural e por isso demanda tempo. Tenha consciência que, com o tempo, as aulas presenciais serão realizadas de forma tranquila para os alunos.